domingo, 13 de novembro de 2011

Uma mostra para reforçar os laços comunitários e cuidar do nosso ambiente

O fim de ano está chegando e é hora de fechar mais um ciclo, por isso apresentamos para e com a comunidade as atividades realizadas pelas crianças, adolescentes e adultos participantes das oficinas promovidas pelo Coletivo ALMA no ano de 2011. No último sábado de novembro foi realizada, na Casa de Cultura Raul Seixas, a Mostra das Oficinas dos projetos Ação Recicla CohabitArte e Ponto de Cultura CohabitArte.

A abertura da mostra contou com a presença das crianças dos prédios Gaivotas III e Jasmim II, do Conjunto José Bonifácio, que apresentaram músicas e jogos teatrais com orientação dos arte-educadores Alexandre Falcão, Ana Rolf e Letícia Leal, recuperando brincadeiras que fizeram dos quintais dos condomínios um espaço de encontro entre todas as gerações. Os jovens integrantes da Oficina de Teatro Cohabitação Criativa, orientados pelos educadores Daniela Caielli e Mauro Grillo, apresentaram o divertido e poético exercício cênico “Obax”, livremente inspirada no livro homônimo de André Neves.

Com um convite ao público para navegar nas águas dos rios que correm em nosso bairro, os participantes da oficina Jovens pelo Meio Ambiente fizeram a exposição da maquete da bacia hidrográfica do Rio Jacú, construída pelo grupo, com orientação da educadora ambiental Sarah Bryce.
Além disso, o evento contou com a exposição de auto-retratos da oficina de Fotografia Animada, realizada no CEU Azul da Cor do Mar, com orientação da artista plástica Samara Costa.
E, para encerrar a tarde, tivemos a apresentação das oficinas de Canto Popular, Violão e Percussão, orientadas respectivamente pelos arte-educadores Rosenayê Mello , Thiago Silva e Thiago Rocha. Os educadores das oficinas musicais juntaram suas turmas, integrando jovens, crianças, adultos e idosos em uma grande vivência musical a partir do tema “A memória do Espaço”, por meio da qual o público foi convidado a participar de uma experiência multi-sensorial com sons, cheiros e imagens. 

É importante ressaltar que as atividades contaram com apoio da Casa de Cultura Raul Seixas, Parque Raul Seixas, Subprefeitura de Itaquera, CEU Azul da Cor do Mar, dos prédios da COHAB participantes das oficinas; e foram realizadas com recursos da Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura (Ponto de Cultura CohabitArte) e Fundo Especial de Meio Ambiente da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (projeto Ação Recicla Cohabitarte).

A Aliança agradece aos parceiros e a comunidade dos condomínios que abriram os portões e janelas da alma para que através de muitos olhares pudéssemos ter a oportunidade de compartilhar momentos de aprendizado coletivo.

























0 comentários:

Postar um comentário