Nossa trajetória

Arte, cultura, meio ambiente e senso comunitário: nessa trama se desdobra o ativismo poético-ambiental do coletivo ALMA.
Um histórico de ações plantadas na comunidade da COHAB José Bonifácio, com raízes que se estendem por bairros e municípios a leste da Capital paulista e no Grande ABC. As ações são viabilizadas com a iniciativa voluntária da comunidade e com o apoio de órgãos do poder público - Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura do Governo Federal e empresas parceiras - o grupo sempre escolheu agregar parceiros na sua luta pela conscientização ambiental e pela valorização da cultura regional.




Atualmente, estão em curso dois grandes projetos:



Ritos de Rios e Ruas é um projeto de investigação histórica e intervenção artística que bebe das fontes da tradição cultural das comunidades do Alto Tietê Cabeceiras para produzir, de forma integrada, um videodocumentário, uma montagem teatral itinerante além de uma série de oficinas de iniciação artística abertas às comunidades.
O elemento provocador do trabalho é a história oral das comunidades residentes na região e sua relação com a trama de rios e córregos que banha o território.
Aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC/Lei Rouanet), o projeto conta com patrocínio da EDP Bandeirante e está aberto para receber mais patrocinadores e ampliar suas atividades. Para saber mais, visite o blog do projeto.



Ponto de cultura

O Ponto de Cultura CohabitArte é um  espaço de formação cultural, artística e ambiental para a comunidade do Conjunto José Bonifácio, que ocupa espaços públicos (como a Praça Ocaruçú, Parque Raul Seixas e Praça Mãe Menininha do Gantois/Praça Brasil) de forma consciente e responsável. Desde outubro de 2011 as ações do Ponto de Cultura vem também ocupando um espaço novo, o Barracão do ALMA, que está virando um centro cultural comunitário. 

Conheça os projetos já concluídos:


Projeto Jovens Lideranças Ambientais, que contou com subsídio da Agência de Assentamentos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU-HABITAT) no ramo do coletivo ALMA que floresceu em Santo André. Para saber mais, clique aqui!



Neste projeto, o coletivo ALMA Ambiental - se propôs a contribuir para a melhoria da qualidade ambiental no COHAB José Bonifácio no bairro de Itaquera, através da educação ambiental e da estruturação da coleta seletiva nos conjuntos habitacionais populares da região.  Com apoio financeiro do Fundo Especial do Meio Ambiente da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, o projeto ofereceu, ao longo de 2011 e 2012, atividades de educação ambiental para crianças, jovens e adultos. 

Saiba mais sobre as oficinas que incentivaram os moradores a sentirem e pensarem o meio ambiente a partir do lugar onde moram, estabelecendo relações sustentáveis com o seu bairro, sua cidade e seu mundo!    Visite o blog do projeto Ação Recicla Cohabitarte



O Projeto Ação em Conjunto foi uma continuidade do projeto Jovens Lideranças Ambientais, realizado no Conjunto Prestes Maia - conjunto habitacional localizado no bairro de Sacadura Cabral, Santo André. O principal objetivo foi identificar e incentivar multiplicadores na difusão de conhecimentos que gerem sustentabilidade ambiental, estimulando a otimização da coleta seletiva, a gestão compartilhada nos prédios, provocando reflexões acerca do consumo e garantindo um ambiente mais limpo e acolhedor.
As atividades realizadas entre Outubro de 2011 e Maio de 2012 foram financiadas pelo Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (FUMGESAN), com apoio do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA) e realização pelo Coletivo Alma Ambiental. Visite o blog do projeto.