O coletivo Aliança Libertária Meio Ambiente (ALMA Ambiental) é uma associação sem fins lucrativos, que realiza ações de arte-educação ambiental desde outubro de 2003, tendo como objetivo primordial, a sensibilização e mobilização da comunidade, na busca da multiplicação de atitudes transformadoras que reintegrem o indivíduo às três dimensões da ecologia: mental (interior), social e ambiental.


Itaquera





Em tupiguarani, Itaquera quer dizer Pedra Dura.



No nosso dialeto paulistano, Itaquera quer dizer...


Nossa pedra-mater, mãe que por vezes acolhe no meio da sua dureza; dura-mater, matéria que acolhe a sensibilidade do corpo que somos, mesmo que por vezes insensível nos pareça.


Nossos cursos d'água foram atropelados pela urbanização desordenada e alienada que aterrou, retificou, sufocou e, por evzes, até matou os rios - artérias do nosso corpo-território que guardam uma enorme diversidade de culturas e infinitas possibilidades de existência humana.


Assim como faz com aqueles que não têm condições de ascender às classes dominantes, a Grande Cidade tenta esconder de sua paisagem o que remete ao seu estado natural, selvagem.


Mas mesmo depois de tantas machucaduras, nossa pedra-mãe pulsa e segue falando aos que ouvem com o corpo e com a alma.


Como filhos guerreiros de bom coração dessa Itaquera, falam alto pro mundo ouvir a consagrada Escola de Samba Leandro de Itaquera, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (surgido na Obra Social Dom Bosco, conhecido como Bloco do Padre - que agrega a formação cultural e cidadã as atividades de escola de samba), o Movimento Reggae na Rua (que reúne bandas de reggae do entorno para tardes de lazer, cultura e informação em espaços públicos da região), o Movimento Yoga Itaquera, além do próprio ALMA e tantos outros unidos nessa grande fraternidade.