sábado, 14 de janeiro de 2012


Relato da última ação do ano de 2011 do Ponto de Cultura CohabitArte

A última ação de 2011, realizada no dia 03 de dezembro, começou com a participação em uma atividade organizada pelo projeto Artistas viajantes. Este projeto, realizado por moradores da COHAB José Bonifácio, promove caminhadas por Itaquera e pela COHAB II para conhecer o bairro e seus principais pontos culturais.



No mês de dezembro o pessoal do programa Manos e Minas, da TV Cultura, foi filmar este evento.O início do encontro foi no Parque Raul Seixas e na Casa de Cultura Raul Seixas, que levam o nome do cantor e poeta do rock brasileiro.
No parque, nós do Coletivo Alma Ambiental, mostramos um pequeno trecho de uma intervenção cênica, parte do processo de nosso próximo espetáculo, que vem sendo chamado de Ritos de Rios e Ruas. O trabalho é um desdobramento da pesquisa que vimos desenvolvendo desde o começo de 2011, pelo projeto Narrativas Fluviais, financiado pela Funarte.


Ao fim desta intervenção cênica seguimos em caminhada com integrantes do projeto Artistas Viajantes, do coletivo ALMA, mais crianças e adultos moradores dos prédios Gaivotas e Jasmim, participantes das oficinas do projeto Ação Recicla Cohabitarte (ARC)*.
A caminhada seguiu pelas Avenidas João Batista Conti e Jardim Tamoio, rumo à região das chácaras, no final da COHAB. Na volta passamos pela Cidade dos Velhinhos e, por fim, chegamos à Praça Ocaruçú.
Na praça tivemos mais uma tarde de brincadeiras, teatro e cinema para os moradores da região. A primeira atração do dia foi a Companhia de Teatro e Contação de História Malas Portam, com o espetáculo Viajando com a Mala Treco. A apresentação seguiu com música, mágica, narração e brincadeiras. Tendo Marlon Chucruts como corifeu, a cia. interagiu o tempo todo com o público, constituído em sua maior parte, por crianças. O ator sempre chamava uma criança para participar, cantando, fazendo mágica ou encenando, fazendo a criançada se divertir muito.
Ao final da apresentação, tanto as crianças como os adultos pediram mais uma história e o grupo fechou brilhantemente aquela tarde de encontro.
Após o teatro, com o cair da tarde, viria a sessão de cineclube ao ar livre.


Enquanto o sol não desistia de lançar seus raios sobre a tarde, a arte-educadora Samara Costa agitava a praça (e se descabelava um pouco) com seus brinquedos voadores (seriam pipas?) construídas de forma artesanal junto com a turminha do barulho. Pura bagunça: divertida, cultural, bonita e muito barulhenta! À noite, por fim, exibimos curtas metragens infantis de temática ambiental, antes que a garoa chegasse e nos fizesse guardar a aparelhagem.
Uau, que sábado! Caminhada, intervenção cênica, brinquedos voadores, teatro, cinema, sol e garoa. Fechamos o ano muito contentes!

Somos muito gratos a todos os parceiros pela presença e colaboração neste dia: projeto Artistas Viajantes (obrigado pelo convite!), Cia. Malas Portam, Digão, Neném e Thiago Rocha (Engrenagem Urbana), Dona Almerinda e família!

Agradecemos também a todos os parceiros/patrocinadores dos projetos do Coletivo ALMA em 2011: Funarte (projeto Narrativas Fluviais), Secretaria Estadual de Cultura/Ministério da Cultura (ponto de Cultura CohabitArte) e FEMA (projeto ARC). Que no ano de 2012 possamos fortalecer cada vez mais as políticas públicas para Cultura e estabelecer novas parcerias para o crescimento justo e sustentável de nossa nação brasileira e da comunidade itaquerense!

Mauro Grillo Mineiro e Alexandre Falcão
Fotos: Marcos Vinícius Felintho e Jonilson Montalvão
 ----------
* O projeto ARC é realizado pelo ALMA com recursos do FEMA – Fundo Especial do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da Prefeitura da Cidade de São Paulo

1 comentários: