segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Iniciamos o mês de outubro com mais um grande encontro que celebrou os 8 anos de atuação do coletivo Aliança Libertária Meio Ambiente-ALMA na região de Itaquera, zona leste de São Paulo. E para assoprar as velas do barco que segue, contamos com a presença e participação de coletivos que atuam nas ruas da região dialogando olhares e expressões ao resignificar lugares como o terreno baldio que hoje já podemos chamar de Praça Ocaruçu.



Entre bambus e recortes os “cometas flutuantes” sobrevoaram nas mãos das crianças sob a orientação da artista plástica Samara Costa que desde cedo preparava sua instalação em composição com o grafiti do grupo Metamorfose Social, trazendo cor, poética e movimento a mais um muro da cidade que separa os habitantes de seu habitat.


A bola da vez aquecendo as vozes do público presente foi a Rede Livre Leste que a partir de fragmentos do cotidiano cantados e reinventados, chamaram na roda uma leitura coletiva do Manifesto Livre em prol de políticas públicas dignas para a cultura na nossa zona leste. E com o terreno já preparado o espetáculo “Ser Tão Ser” do grupo Buraco do Oráculo fechou a tarde e a rua Adelaide de Souza...

 E assim encerramos a noite com satisfação, alegria e muito algodão doce que acompanhou as crianças na sessão de curtas infantis e as inspirou numa intervenção teatral improvisada aos galhos de uma goiabeira e sua generosa expressão de vida.

Lembrando que a participação da comunidade do entorno do terreno está sendo efetiva para a realização dessas atividades, que desde 2006 propõe a transformação daquele antigo depósito de resíduos inservíveis em um espaço de recuperação ambiental e de trocas de saberes estabelecidas por meio das manifestações culturais regionais.






 

1º de outubro – sábado

Programação Gratuita


O Coletivo Metamorfose Social estará o dia todo grafitando no local

11h  Confecção de "brinquedos flutuantes" de papel e vento - Samara Costa/Alma e colaboradores

15h - Cortejo e intervenção artística da Rede Livre Leste.

16h - Apresentação do espetáculo "Ser Tão Ser” - Buraco do Oráculo.
 
    "Ser Tão Ser", do Grupo Buraco do Oráculo. Foto Rocco

17h - Roda de conversa com o Coletivo ALMA e grupos convidados.


18:30h Exibição do longa metragem “Olho da Rua”, de Rogério Correa.



Local: Praça OCARUÇU - Rua Alaíde de Sousa Costa, altura 615. (continuação da Rua Júlio Bala, esquina com a Rua Virgínia Ferni, próximo ao posto de saúde UBS Boni III) Conjunto José Bonifácio - Itaquera

1 comentários: