segunda-feira, 30 de abril de 2012


Amig@s e parceiros do ALMA,

O ano 2012 está sendo extremamente intenso e rico em oportunidades de aprendizado e transformação da nossa realidade. Entre essas oportunidades, está o papel assumido pelo Coletivo ALMA nos conselhos da área de meio ambiente da Cidade de São Paulo.

O artista e gestor ambiental Alexandre Falcão, integrante do ALMA, tomou posse em março de 2012 como conselheiro suplente do CADES – Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Cidade de São Paulo, representando a Região Macro Leste 1 (Itaquera, São Mateus e Cidade Tiradentes). A regional tem como conselheiro titular o Sr. Ivo Carlos Valêncio, da Câmara Regional das Sociedades Amigos de Bairros do Vale do Aricanduva.
Na sequência, em abril de 2012, Alexandre assumiu também como conselheiro titular do CONFEMA - Conselho do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O CADES é um órgão consultivo e deliberativo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente, em todo o território do Município de São Paulo. Já o CONFEMA destina-se a apoiar projetos que visem o uso sustentável dos recursos naturais, manutenção, melhoria e/ou recuperação da qualidade ambiental, pesquisa e atividades ambientais de controle, fiscalização e defesa do meio ambiente.

Ambos os conselhos são extremamente importantes para a construção de uma São Paulo mais sustentável. No CADES são analisados, por exemplo, os licenciamentos ambientais das grandes obras a serem realizadas no âmbito no município.
No CONFEMA é aprovada a destinação de recursos oriundos de compensação ambiental de grandes obras, multas por infrações ambientais, vendas de créditos-carbono (captação e transformação de gases de efeito estufa dos aterros sanitários), entre outros, para a implantação de ações ambientais como a criação de parques ou a realização de projetos de educação ambiental.

As questões em discussão nestes conselhos são de interesse da região de Itaquera e da cidade como um todo e o coletivo ALMA está à disposição para receber as demandas da comunidade no tocante à área socioambiental e leva-las ao conhecimento dos demais conselheiros e da gestão pública. Estamos só no início dessa caminhada e temos muito a aprender, mas estamos de portas e corações abertos para a construção conjunta deste movimento.

As plenárias dos conselhos são abertas a todos os interessados e a agenda, pautas e atas das reuniões podem ser conferidas no sítio virtual da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/
Mas, o direito a voto é exclusivo dos conselheiros titulares, isso reforça nossa responsabilidade e desafio, dada a escassez de tempo e recursos (já que este trabalho é voluntário) e os inúmeros obstáculos institucionais, político-partidários e econômicos, para realizar um bom trabalho.

Enfim, contamos com apoio de tod@s e esperamos, com a participação nos conselhos, poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nossos bairros e de nosso município.

Precisando de informação, não hesitem em entrar em contato: (11) 2056-0253 ou alexandre@almaambiental.org.br


0 comentários:

Postar um comentário