segunda-feira, 21 de maio de 2012

Parceiras e parceiros do ALMA,

No próximo domingo, dia 27 de maio, das 9h às 17h, será realizada a eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Regional de Meio ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES, de Itaquera.
O Coletivo ALMA está concorrendo a uma vaga no Conselho, sendo representado pela educadora e produtora cultural Eliana Maurelli.  O papel do conselheiro do CADES é representar a sociedade civil local quanto às suas demandas e propostas no que diz respeito às questões ambientais presentes nas políticas públicas (moradia, uso e ocupação do solo, resíduos sólidos, educação ambiental, entre outras) no âmbito de cada Subprefeitura, dialogando permanentemente com os representantes do poder público.
Contamos com o seu apoio! Para votar é preciso morar ou trabalhar em Itaquera. As eleições serão realizadas dia 27/05, das 9h às 17h, na Subprefeitura Itaquera - Praça de Atendimento (Rua Augusto Carlos Bauman, 851) – e na UBS Jardim Brasília (Av. Osvaldo Vale Cordeiro, 245). O eleitor precisa levar um documento de identidade com foto e comprovante de endereço ou de trabalho.
Confira abaixo o currículo resumido da nossa candidata e sua proposta de trabalho:

Currículo resumido da candidata:Eliana Maurelli é licenciada em Ciências Sociais; arte-educadora; produtora cultural; videógrafa e cineclubista.

Experiências profissionais mais relevantes:
• Produtora Cultural do Cineclube Lunetim Mágico. 
• Pelo Coletivo ALMA:
   o Produtora do Documentário Saindo da Lixeira, produzido entre 2008 e 2009, em Itaquera.
   o Produtora do Ponto de Cultura CohabitArte (2010-2011), projeto realizado em Itaquera.
   o Arte-educadora e produtora do projeto Ritos de Rios e Ruas (2012) sobre a história das comunidades que vivem às margens do Tietê e de seus afluentes.
   o Coordenadora da área audiovisual do projeto “Ação em Conjunto”, realizado em Santo André, SP (2011-2012).
  o Coordenadora da área audiovisual do projeto Jovens Lideranças Ambientais (aprovado pela ONU/HABITAT) realizado em Santo André, SP (2009-2010.

Eliana é moradora do Conjunto José Bonifácio e integrante do coletivo ALMA – Aliança Libertária Meio Ambiente – grupo que surgiu em 2003, do envolvimento de alguns jovens da COHAB II com o universo dos catadores de materiais recicláveis do bairro. O grupo encontrou nas artes um canal de comunicação com os moradores e trabalha com ações culturais e educativas tendo como tema as questões socioambientais vividas na região de Itaquera.

Propostas:
Reconhecemos no Cades Itaquera, a oportunidade de caminhar mais perto das decisões relativas às questões ambientais da região, tendo como metas principais: a conclusão da Praça Ocaruçu, (situada no cruzamento da Rua Vírginia Ferni com a Rua Júlio Bala, continuando na rua Alaíde de Souza Costa) - projeto em andamento na subprefeitura de Itaquera; e a implantação de um parque na área das antigas chácaras (região da Rua Cristóvão de Salamanca), local com algumas vertentes d´água e que merece muita atenção da comunidade num momento de tamanho crescimento e especulação imobiliária na região.
Demais temas de interesse para discussão no conselho: resíduos sólidos (coleta seletiva solidária, consumo sustentável, ecopontos), arborização urbana, parques e áreas verdes, proteção e conservação dos recursos hídricos.

foto da região das antigas chácaras, Conjunto José Bonifácio.
(Crédito da foto: projeto Artistas Viajantes da Nossa Goma)

0 comentários:

Postar um comentário